domingo, 11 de setembro de 2016

Além da diversão




Os jogos eletrônicos podem trazer valiosos benefícios ao cérebro dos idosos, sendo que o uso moderado de videogames aos poucos tem se transformando em recomendação médica. Um estudo científico publicado pela revista científica Nature revelou que idosos que jogam videogame apresentam maior habilidade em realizar várias atividades ao mesmo tempo. Os idosos que participaram dessa pesquisa também melhoraram a atenção e a memória a curto prazo e o mais interessante é que essas habilidades permaneceram mesmo 6 meses após terem parado de jogar. O videogame do netinho agora pode servir também como estímulo cognitivo pro vô e o melhor, integrar toda a família numa diversão saudável. 

Alguns dos aplicativos em Smartfone selecionados abaixo, são traduções de jogos e passatempos conhecidos de revistas, como caça-palavras e sudoku, eficientes como exercícios para o pensamento bem familiares a todos nós. Outros aplicativos são versões de antigos jogos de tabuleiros que também desenvolvem a capacidade de raciocínio através de quebra-cabeças e enigmas. 

                              


Jogos de cruzadinhas e caça-palavras nunca saem de moda, e esse aplicativo reúne as duas modalidades, com diferentes níveis de dificuldade, em uma mesma interface. Para destacar uma palavra entre a sopa de letras, toque na tela para realizar a marcação. Nas cruzadinhas, utilize o teclado virtual para escrever as palavras que devem entrar nos espaços demarcados.

     
      

Outro passatempo clássico que coloca a cabeça para trabalhar é o sudoku. Neste jogo, você deve preencher os quadros com números de tal forma que cada bloco e cada linha contenham todos os numerais de 1 a 9. O aplicativo traz opções para incluir anotações de possibilidades nos campos de preenchimento, o que é essencial para completar os níveis mais difíceis de jogo.



Tal como o próprio nome indica, este app permite que você faça jogos de xadrez ao vivo. Ele suporta o modo de jogador único ou então um jogo entre 2 pessoas, que podem muito bem ser você e um amigo ou familiar. Você só precisa de registar o seu nome de jogador e depois começar a jogar num dos 5 níveis de dificuldades existentes. Obviamente, e pelo fato de ser online, você precisa de uma ligação à internet para jogá-lo.





O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas, como no xadrez. Os movimentos são na diagonal e para ganhar do seu oponente, basta comer todas as peças. É um jogo muito interessante pois muitas jogadas tem seu ponto estratégico. Estão aí algumas dicas de jogos por aplicativos, que você vai encontrar tanto na versão para Smartfone ou para seu computador pessoal.

Lembre-se que, para crianças e jovens, muitos destes jogos podem ser uma grande novidade. Que tal ensinar seu netinho a jogar algum deles? Disponibilize-se para aprender algum joguinho que ele goste muito. Além de fazer com que ele se sinta no protagonismo da situação você exercitará a sua abertura para o novo. Pode ter certeza de que ele ficará muito grato e nunca mais se esquecerá que aprendeu com você um jogo clássico. A tela do computador lhe é muito familiar, verdadeiro sinônimo de diversão para as crianças de hoje! Aproveitem esse divertido intercâmbio. 

"Sou Mestre e campeão internacional de xadrez. Aprendi a jogar com meu tio avô. Na primeira oportunidade que tive de homenageá-lo coloquei seu nome num campeonato de xadrez: Torneio José Américo." (Mauro de Souza, M.I. - 49 anos). 




Fonte de pesquisa: Revista Nature, Tecmundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário