sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PRESBIOPIA ou "VISTA CANSADA": Será que vou ter? - Dra. Marcia C. Pesce Rabello



PRESBIOPIA é uma condição onde os olhos vão ficando progressivamente “cansados” para objetos e ou leitura próximos. Uma perda natural da capacidade de focar corretamente objetos e letras de perto. Entender que grosseiramente o PERTO do ser humano seria mais ou menos 40 cm da face ou até onde o braço alcançar (não usual). 

CAUSAS: O foco para perto se faz através de uma lente flexível denominada Cristalino que fica atrás da pupila (“menina dos olhos”). O Cristalino muda a forma de maneira instantânea, conforme a distância que precisamos focar. Geralmente após os 40 anos de idade, essa lente começa a enrijecer, tornando-se lenta e progressivamente cada vez mais difícil enxergar de perto e  finalmente estabiliza com a perda total da mobilidade (aproximadamente aos 60 anos de idade). 

Temos, concomitante a esse fato, a perda da elasticidade dos músculos  que promovem a mudança na forma desta lente. Lembrar que pessoas com Diabetes e que já possuem Hipermetropia, tendem a apresentar a Presbiopia mais precocemente (ao redor dos 36/37 anos) e que pessoas que já apresentam a Miopia (facilidade natural do foco para perto e embaçamento para longe) vão demorar mais ou até nunca apresentar os sintomas da Presbiopia. Por esse motivo, essas pessoas vão TIRAR os óculos que já possuíam para ler de perto ao invés de ter que providenciar óculos para perto (óculos de Presbiopia).

SINTOMAS: 
- Palavras e ou objetos borrados à leitura podendo apresentar Cefaleia (dor de cabeça) ao forçar.
- Pessoas procuram locais mais iluminados para ler (mas ainda não tem catarata).
- Tendência instintiva de afastar o texto para focar (o popular “ braço curto”).

COMO PREVENIR? 
Não há como prevenir, pois esta condição é inevitável e natural no ser humano.


TRATAMENTO:

A correção geralmente se faz com lentes corretivas (Óculos ou Lentes de Contato) e até por meio de cirurgia. O óculos poderá ser somente para perto onde o paciente terá que tirar todas as vezes que focar para longe ou mantê-lo na ponta do nariz e olhar “por cima” para longe. Neste caso, recomenda-se o uso de corrente para não perder.  Em farmácias, vende-se óculos para perto com o mesmo grau nos 2 olhos (o que raramente possuímos), estes óculos não possuem correção para  Astigmatismo e a qualidade do material é sofrível.

Óculos para todos os focos como o próprio nome diz, são os MULTIFOCAIS. São lentes progressivas onde o paciente NÃO precisa tirar da face ao focar em qualquer distância. Quanto às Lentes de Contato (LC), teremos as multifocais e as monofocais para Monovisão.

As LC multifocais são de baixa aceitação além de serem mais caras. Já nas lentes monofocais, usamos apenas um olho para perto com LC e o outro olho fica responsável pela visão de longe (com ou sem LC). É uma forma mais barata de uso efetivo das LC, porém depende da ajuda do cérebro do paciente para administrar a perda da noção de profundidade e, ao dirigir talvez necessite de óculos para compensar o olho que está com foco de perto. Funciona apenas para quem tem boa visão em ambos os olhos, pois, um ficará responsável pela visão de longe e o outro de perto.

A cirurgia é pouco utilizada por seu efeito temporário. A correção mais apropriada dependerá do tipo de refração dos olhos e do estilo de vida da pessoa, portanto é recomendado procurar seu oftalmologista para avaliação e decisão quanto ao melhor resultado, conforme suas necessidades.




Dra. Márcia C. Pesce Rabello  
Médica oftalmologista em Americana (Pró Visão) e em Rio Claro-SP (IORC). Graduou e concluiu residência na UNESP (Faculdade de Medicina de Botucatu-SP) e especializou-se em Glaucoma na UNICAMP - Campinas-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário