quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Empreendedorismo na Terceira Idade


                             

Na pesquisa realizada pela Revista Suas Raízes sobre o tema Empreendedorismo, envolvendo a faixa etária de 50 a 65 anos, notamos que este tem sido um caminho escolhido como alternativa para uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria.

Estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras nessas fases é importante para manter essa parcela da população dentro da economia produtiva.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a população idosa, no Brasil, será de 30 milhões até 2020.

A criação de negócios por pessoas na terceira idade ocorre por dois aspectos:
Oportunidade: a terceira idade é o momento em que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para se fazer o que se sabe ou o que se gosta, muitas vezes pela realização de um sonho; 
Necessidade: as condições impostas pelo mercado de trabalho com a priorização da juventude em detrimento da experiência dos mais velhos ou para completar a renda obtida com a aposentadoria.

Perfil
A época da terceira idade pode ser aproveitada como momento ideal para investir em um negócio: diferentemente dos mais jovens, os idosos têm menos medo dos riscos e estão mais preocupados com a realização pessoal do que com a rentabilidade.
A experiência e a maturidade profissional são favoráveis a esses empreendedores e contribuem para o sucesso de qualquer empresa.

Oportunidades
Assim como em qualquer idade, a decisão pela abertura de uma empresa passa pela análise de vantagens e desvantagens, além de exigir planejamento e avaliação das oportunidades.
O conjunto de características identificadas nos idosos é favorável a negócios relacionados às atividades de consultoria, assessoria e prestação de serviços.
Em geral, pessoas que começam a empreender depois dos 60 anos desenvolvem essas atividades de forma autônoma, principalmente nos setores de alimentação, comércio de varejo e imobiliário.

Como começar
Elaborar um bom plano de negócios, estudar o mercado e buscar capacitação são quesitos básicos. O Sebrae oferece apoio em todas as etapas.
Veja o que deve também ser considerado para abrir um negócio na terceira idade:
Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não basta para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar. 
Invista em capacitação: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.
Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável. 
Seja dedicado: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.

Este tema é mundialmente discutido no universo dos negócios. Neste artigo publicado pela Forbes, Does Age Matter For Entrepreneurial Success? (em Inglês), o autor, um empreendedor serial que fundou 5 empresas em 26 anos, escreve (numa tradução livre):
Eu me considero mais experiente e digno de aposta para fundar uma empresa hoje, aos 45 anos, com 16 anos de experiência como CEO no meu currículo e inúmeras lições aprendidas ao longo do caminho (do que no início de minha carreira).

Vale lembrar também que a rede de contatos que foi construída ao longo de sua carreira também costuma ajudar muito a empreender na terceira idade.

Muito bonito na teoria, mas e na prática, será que é assim mesmo?
Existem vários casos de idosos empreendedores que abriram um negócio depois dos 50 ou 60 anos. Provavelmente, você tem uma história de algum conhecido para contar.

Uma matéria da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (Aos 20, 30 ou depois dos 40 anos… A idade ideal para se tornar empresário), relata a história de Eduardo Figueiredo, que encerrou sua carreira de executivo como presidente de uma empresa aos 60 anos. Como não queria parar de trabalhar, resolveu investir suas economias e sua experiência criando um negócio inovador em tecnologia. Sua empresa, a Orbys, produz nanocompósitos utilizados para melhorar o desempenho mecânico e químico de peças industriais.
Nas palavras de Eduardo:
Existem pessoas que preferem correr riscos à inatividade, que não se contentam em aplicar o dinheiro e ficar em casa. Eu sou uma delas.

Fontes: Uol, Forbes, Sebrae, Sesc,
PEGN.


Quer saber mais? Escreva para a Revista Suas Raízes. 
daniel@suasraizes.com.br


Daniel Souza: redator e pesquisa da Revista Suas Raízes. Jornalista, trabalhou na Editora Caras e Folha de São Paulo.

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