quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cabelos para Mulheres Maduras, por Gil Prando


A preocupação com os cabelos sempre esteve presente na vida das mulheres em todas as fases da vida. Muito mais que adornar o rosto, o cabelo chega a ser uma forma de expressão. A menininha quer ter um cabelo de princesa, as adolescentes que andam juntas geralmente usam o mesmo tipo de corte, jovens e adultas transformam seus cabelos de acordo com a fase que estão vivendo, modificando o corte e a cor. A mulher madura já não se preocupa tanto em seguir padrões, sua busca é pelo que a favorece, valorizando o melhor de sua aparência. Também não abre mão da coerência com a sua personalidade e seu estilo de vida. Se na adolescência e juventude ela se importava com a “moda”, hoje quer agradar a si mesma em primeiro lugar, não se deixando mais levar pelo impulso ou por tendências. Considerando esse perfil, o visagista e cabeleireiro Gil Prando, responde as dúvidas mais comuns das mulheres a partir dos 40 anos: tipo de corte, volume no topo, fios brancos, desfiado, corte assimétrico, franja, comprimento, coloração e estilo. O visagismo é uma técnica de construção de imagem pessoal que busca revelar a beleza que cada pessoa traz em si, harmonizando as características individuais com a identidade de cada um.

 - Para criar um look mais jovial é importante levar em consideração estatura, modo de se vestir, tom de pele e formato do rosto? Por quê?

Gil: Sim, alguns destes itens devem ser levados em consideração para criar harmonia e suavidade. Aparentar-se mais jovem que a idade cronológica é ótimo! Porém, nunca saberemos com quem fomos comparados quando alguém nos faz um elogio, se alguém que nunca se cuidou ou se tem a mesma idade ou menos do que a nossa. Existem várias razões que contribuem para um envelhecimento precoce e o que precisamos e desejamos é estar de fato jovial, pró ativo, flexível. Com um cabelo bem hidratado, brilhante, com o corte atualizado, o conjunto criará uma imagem de descontração, sendo o cabelo o item mais evidente que emoldura este rosto.

- Os fios brancos impedem totalmente a aparência jovial? Qual a dica para quem está começando a ter os fios brancos? E para quem já os tem?

Gil: Os fios brancos só envelhecem quando o total look não se harmoniza. Quando se aceita os fios brancos, já é meio caminho andado, o restante é fazer um corte desconectado que combine com seu jeito resolvido de ser. Para quem quer colorir, a dica para os primeiros fios brancos é iniciar com tonalizantes, luzes ou hena.  Para quem já os têm, luzes é uma boa opção, e para acertar no tom procure um cabeleireiro com experiência visagista, para criar a harmonia entre cor dos olhos, cor da pele e estilo, porque existem tons que favorecem, iluminam e disfarçam os vincos trazendo jovialidade. 

- A coloração é uma boa ferramenta na hora de rejuvenescer o look? Como escolher a tonalidade adequada para passar o ar de jovialidade? 

Gil: A coloração é, sim, uma força para as mulheres que continuam no mercado de trabalho. Aliada a um bom corte, criam um estilo, uma imagem positiva que fala mais que mil palavras. O estilo está ligado ao sucesso profissional, logo precisa estar harmonizada com nossas cores humanas que são: a cor da pele, dos olhos, e dos cabelos. Aposto sempre nos tons quentes, como os marrons e o louro acobreado (7,4 louro acobreado de L’Oreal). Estes tons iluminam e trazem alegria, lembrando que: cor é energia e energia é símbolo de jovialidade.

- Franjas e topetes altos costumam passar uma ideia de produção moderna para as mulheres? Como devem ser feitos para não trazerem imagem de infantilidade? 

Gil: Existe uma franja para cada mulher: pode ser rala, lateralizada, desfiada, falsa, assimétrica, espessa, assim como existe um vermelho para cada mulher. Para não errar na dose recomendo um profissional de sua confiança, para fazer uma consultoria de imagem, guiado pelo formato do seu rosto. A franja é a primeira coisa que olhamos, por causar incomodo aos olhos. Cuidado! Com franjinha espessa na tentativa de esconder a idade, geralmente o efeito é o contrário.

- O corte em camadas é uma boa opção para deixar o visual com ar mais jovem? Ele é mais indicado em quais tipos de cabelo (afro, ondulado, liso, cacheado)?

 Gil: Os cortes repicados, desconectados, desestruturados criam movimentos inesperados e sensuais em cabelos cacheados, formando anéis que remetem ao lúdico e no cabelo liso mostra mais a desconexão e assimetria remetendo ao fashion despojado. Já no cabelo afro, precisa de peso e recomendo repicar mais nas pontas. 




- Quais penteados são boas opções para rejuvenescer o look?

Gil: Os penteados devem ser descontraídos e presos na região coronal ou mais no topo, com fios soltos nas têmporas e franja bem rala. Abuse dos acessórios e pouco laquê. O cóque na região da nuca é mais para eventos clássicos como ballet, óperas, concertos, eventos políticos, etc., por ser muito sério. Às vezes precisa, mas às vezes envelhece.

- Por que fios hidratados e nutridos são importantes para manter o look rejuvenescido? Como isso pode ser feito com o passar da idade? 

Gil: Em todas as idades os tratamentos como a nutrição e hidratação são bem vindos. Ao longo da vida vamos ficando com déficit de alguns nutrientes, como os ácidos graxos e a partir dos 60 anos o couro cabeludo fica mais seco, os cabelos afinam e não tratá-los pode agravar para uma rarefação (eflúvio telógeno, ou alopecia androgenética), começando no topo da cabeça. A calvície atinge hoje 40% das mulheres. Para os cabelos grisalhos ou coloridos, indico que acrescente em sua rotina cosmética um leave-in e um protetor térmico ao usar secador, ferros de modelar ou chapinhas. Lembrem-se que a saúde de nosso cabelo está no nosso prato, então vamos também colorir os pratos, porque cor é pura energia, cor é saúde. Cuidem-se minhas jovens e lindas senhoras. Beijos e até a próxima!



Gil Prando - Cabeleireiro há 35 anos no bairro de Higienópolis em São Paulo. 
Visagista e terapeuta capilar pela Universidade Anhembi Morumbi. 
Pós graduado em Tricologia e terapia capilar (ciência do cabelo) pela Universidade Anhembi Morumbi. 
Assinou peças de teatro como “O Menino e a Cerejeira” sendo o visagista responsável pela harmonia entre as personagens e o cenário.
Aprimoramento no exterior: Wella, L’Oreal Paris, Londres, Alemanha, Nova York e Rússia. 
Vem realizando palestras nas áreas de visagismo, colorimetria, e corte. Assessoria no site ICabelos, sobre produtos e penteados.

Facebook: Gil Prando 
Instagram: gilprandooficial
Tel: 11-997928545 Trab: 11-38259588

2 comentários: