quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Natureza da Gratidão




Gratidão é uma palavra derivada do vocábulo graça que provém do latim: gratia. Esta palavra, por sua vez, deriva de gratus que significa gratoagradecido e designa como agradável a pessoa que possui esta qualidade. 
"Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolênciamercêestima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes".
Quando nos sentimos verdadeiramente gratos reconhecemos que recebemos uma espécie de presente, que fomos agraciados, e este sentimento nos traz uma alegria tão genuína que nos deixa em estado de graça. Assim podemos dizer que uma pessoa é graciosa na medida em que consegue sentir gratidão, pois este afeto a faz brilhar.
É bem interessante pensar que a graciosidade se confunde com a beleza que surge nas pessoas que emanam sentimentos bons. Quando somos gratos vivenciamos uma sensação de profunda satisfação e bem-estar que nos torna não somente mais belos, como agradáveis, porque irradiamos felicidade.
Em italiano há uma expressão usada que indica quando uma pessoa é indesejada: "persona non grata". Isso significa que aquela pessoa não é querida. Ser grato também é ser bem quisto, pois ninguém aprecia estar na companhia de um ser des-agradável ou mal agradecido.
"As expressões 'estado de graça' e 'cair nas graças' remetem para alguém que conquistou a simpatia e o favor de uma outra pessoa ou grupo (ou Deus). Existe um ditado que diz:  'Mais vale cair em graça do que ser engraçado'."
A gratidão transita pela esfera emocional e não pela racional. Muitas pessoas reconhecem que foram beneficiadas e não conseguem acessar a essência deste sentimento. Reconhecer racionalmente que recebeu algo bom não significa necessariamente ser grato. Quando nos sentimos gratos imediatamente surge não somente o desejo, mas a necessidade de retribuir.  


Algo me faz pensar que a gratidão esteja diretamente relacionada com o amor, pois os espíritos mais evoluídos que habitaram neste planeta transbordavam este sentimento ao ponto de se sentirem impelidos a agir em favor do próximo sem esperar nada em troca. São Francisco de Assis, por exemplo, considerava uma graça tudo o que a Natureza oferece, agradecendo a simples existência do sol e da lua, que afinal de contas, brilham para todos nós. Isso nos mostra que ser grato depende daquilo que priorizamos valorizar. Por pior que sejam as circunstâncias, se estivermos dispostos sempre enxergaremos algo que valha a pena agradecer.


Pesquisa e geração de conteúdo: Marcia Degani
Fontes:
https://www.significados.com.br/graca/;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gra%C3%A7a; 
http://www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/o-verdadeiro-significado-da-palavra-gra%C3%A7a/; 
https://osegredo.com.br/2015/03/a-diferenca-entre-o-obrigado-e-gratidao/
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário