sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Confiança e Resiliencia




Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, da informação e de um sistema de inteligência, ou seja: não cai do céu e é construída através de atitudes. Só a adquirimos ao conhecer profundamente as pessoas.  Ao confiarmos temos a certeza que nosso bem estar nunca estará em risco. O grau de confiança entre duas pessoas ou mais, é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra. Tem como base experiências passadas e valores compartilhados que foram percebidos como compatíveis.

Ao observar o comportamento de alguém, identificamos as prioridades que norteiam seu modo de viver e por que se comportam de uma determinada forma. Portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que sei que estará tão orientado para atender os meus/nossos interesses quanto eu mesmo estaria, se estivesse no lugar dele. Quando isso acontece, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar algo valioso sem o mínimo de desconfiança.

Mesmo quando as pessoas possuem fortes vínculos afetivos, existem situações em que elas atingem impasses. A rapidez na solução dependerá do nível de abertura existente entre elas. Quanto mais liberdade para se expressarem honestamente, mais rápido resolverão questões que poderiam abalar o relacionamento.

O melhor tipo de pessoa para se confiar é o ser resiliente, lembrando que a resiliência só é adquirida quando se possui empatia e altruísmo. É preciso estar atento às necessidades do outro e saber se colocar no lugar dele.

A resiliência é uma excelente ferramenta emocional, leva ao fortalecimento do indivíduo para lidar com diversos aspectos da vida tais como: resoluções de problemas, superação de obstáculos, serenidade em momentos de estresse, consciência do todo, foco, etc. A capacidade de gerir conflitos sem perder a objetividade, evitando o estresse ou gasto desnecessário de energia é um aprendizado que está ao alcance de todos. Ser resiliente é possível, desde que nos dediquemos a buscar novas opções de ação, padrões de pensamento mais construtivos e autocontrole. Quem é resiliente tem a força interna para lidar com as adversidades mantendo seu próprio eixo por possuir força emocional.


Mas tem um porém. Para se relacionar com uma pessoa resiliente, é importante sermos assim, ou pelo menos que nos esforcemos para ser. Todos devemos ser adaptáveis e abertos às mudanças, porque se uma das partes se mantiver rígida não há como atingir um consenso. A vida é um caminho de contínuo aperfeiçoamento e aprendizado. Somente nos conhecendo bem seremos capazes de nos dar valor e mostrar quem verdadeiramente somos. Dessa maneira saberemos escolher o nosso "time" e sinalizar para que os outros optem por seguir adiante ou não, ao nosso lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário