segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Receita de Sucesso



O que afinal significa ter sucesso? Quando dizem que uma pessoa é bem sucedida, na linguagem atual, entendo que ela se deu bem profissionalmente, que conseguiu ganhar dinheiro. Sinônimo de sucesso é êxito e o oposto é azar, infortúnio. Sucesso também é aquilo que sucede e sucessor é aquele que vem depois. Então não entendo como alguém pode "ser" bem sucedido porque a natureza do sucesso é transitória. Talvez seria mais apropriado dizer que se "está bem sucedido" do que se "é bem sucedido", porque a vida é feita de acertos e derrotas, altos e baixos.

A maioria dos jovens vai para a vida adulta querendo "se dar bem" e isso geralmente tem que ver com vencer financeiramente e obter reconhecimento. Mas essa palavra tem um significado bem mais amplo. Sucesso é também conseguir chegar ao fim de uma empreitada, atingir um objetivo. Restringir a compreensão desse conceito para o âmbito profissional é, ao meu ver, empobrecer o sentido de todas as outras realizações da vida. Então uma pessoa pobre pode ser bem sucedida? Pode, se enriquecer para ela não foi uma meta a ser alcançada e, se ela conseguiu atingir outros objetivos, com certeza é uma pessoa de sucesso. E uma pessoa que já nasceu rica, é considerada sempre bem sucedida financeiramente? Não, se ela nunca fez nada para isso, porque para se obter sucesso é necessário ter realizado algo. 

Outro uso coloquial interessante dessa palavra é quando dizem que "aquela pessoa é tão capaz, tão talentosa, mas infelizmente não conseguiu fazer sucesso". Que sucesso? Obter reconhecimento público? Será que essa era a meta dela? Então é importante entendermos que sucesso é uma coisa que para cada pessoa tem um significado e depende daquilo que ela priorizou na vida e lutou para obter. Não apenas alcançar, mas também manter. Quem faz dieta sabe muito bem que é mais difícil se estabilizar no peso desejado do que chegar lá. Posso emagrecer 20 kg e recuperá-los em poucos meses, assim como posso me esforçar para ganhar um montante de dinheiro e gastá-lo num piscar de olhos. Posso até conquistar o afeto de alguém e perdê-lo rapidamente por ser incapaz de nutrir o relacionamento.

Acho bem pertinente definir o que é o sucesso para nós antes de assumirmos como valor o que diz o senso comum. Só assim descobriremos se somos ou não pessoas de sucesso. Cada um deveria ter a sua própria "receita de sucesso" e escolher os ingredientes e a sua medida. Na minha receita, alguns ingredientes não podem faltar e, é claro, que sob a minha ótica particular, considerarei bem sucedidas as pessoas que estiverem alinhadas aos meus valores. Ninguém pode nos enfiar guela abaixo o seu conceito de sucesso e dizer se somos ou não bem sucedidos. Talvez o que ela considere ser sucesso, pra mim não tenha significado algum. Vou dar um exemplo: desprezo profundamente quem enriquece de forma desonesta e destrói os outros como um trator, para mim não há o que justifique ou compense uma coisa dessas.

Vamos então aos ingredientes: 

- Saúde e Espiritualidade:
Esses para mim são os ingredientes principais. Como usufruir das outras coisas da vida quando não se tem saúde? E espiritualidade ao meu ver, é a saúde da alma.

- Afetos:
Não consigo pensar que uma vida possa fazer sentido sem ter como prioridade as relações afetivas. Particularmente acho a vida muito triste para as pessoas que se veem como o centro do universo. Não conheço gente egoísta que seja feliz.    

- Trabalho:
Pode não ser um emprego ou um trabalho formal, mas produzir é fundamental, sentir-se útil na vida. Criar filho é trabalho, cuidar das pessoas é trabalho, ajudar os outros também. Trabalho é compromisso.

- Dinheiro:
Minha visão de dinheiro é a mesma que tenho ao adquirir qualquer tipo de coisa. Tem que atender as minhas necessidades e eu tenho que dar conta de administrar. O dinheiro deve estar ao meu serviço e não eu a serviço dele. Perder a liberdade por causa de dinheiro para mim não faz o menor sentido.

- Inteireza: 
Sentir-se inteiro é sentir-se em paz. A inteireza é aquele sentimento que temos quando nem tudo vai bem, ou mesmo vai mal, mas que estamos no caminho. É ser comprometido com a gente mesmo, antes de qualquer coisa. Uma pessoa inteira construiu seu próprio alicerce e está enraizada na vida. Só assim conseguimos suportar as intempéries e seguir firmes, porque temos um rumo e sabemos aonde queremos chegar.  

Quanto ao modo de preparo, tenho descoberto a cada dia. Tem dia que me falta gás, aí para acender o fogo preciso de lenha. Cozinhar é um laboratório, então experimento diferentes formas de preparo e depois provo para ver como ficou melhor. Vario os temperos. Substituo o industrializado pelo orgânico.

E você? Quais são os ingredientes da SUA receita de sucesso? Conte para nós. Um beijo!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário