terça-feira, 20 de setembro de 2016

A cúrcuma e seus benefícios






A cúrcuma (Curcuma Longa) é um tempero amplamente utilizado na nossa culinária conhecido como açafrão-da-terra. Da mesma família do gengibre, difere pela sua coloração que tem tonalidade alaranjado profundo.O sabor é caracteristicamente picante e amargo e  sua fragrância lembra laranja e gengibre. Através da curcumina, seu principal agente ativo, pode fazer maravilhas pela nossa saúde. Na Índia e em diversas tribos indígenas, há milhares de anos, tem sido utilizada como planta medicinal. Nos Estados Unidos é um dos ingredientes encontrados nos molhos de mostarda. Os chineses a utilizam nos tratamentos medicinais há mais de 4 mil anos e seu consumo é bastante seguro. É encontrada na forma de pó (depois de cozido, seco e ralado), ralado cru como o gengibre, ou como suplemento em cápsulas, extrato ou gotas.



Benefícios da cúrcuma:

1- Anti-inflamatório natural:
A revista americana Oncogene publicou resultados de um estudo que comprova que a ação anti-inflamatória da curcumina é mais eficaz que a aspirina e o ibuprofeno, com a vantagem de não agredir, mas sim proteger as vias digestivas. Pesquisadores ressaltam que doenças como o câncer, colite ulcerosa, artrite, níveis elevados de colesterol e dores crônicas podem ser resultados de inflamações. 

2- Aumenta a capacidade antioxidante do organismo
A oxidação das células seria causada por radicais livres e a curcumina pode neutralizar a sua ação devido a sua estrutura química além de aumentar a atividade de enzimas antioxidantes próprias do corpo. No envelhecimento a cúrcuma pode retardar e prevenir uma série de doenças. 

3- Reduz o risco de doença cardíaca:
A curcumina previne o acúmulo de placas que obstruem as artérias e  provocam ataques cardíacos e derrames. Isso ocorre por ser capaz de impedir a oxidação do colesterol no organismo. O colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos. Por ser fonte de vitamina B6, controla os níveis de um aminoácido denominado homocisteína que em altos níveis torna-se fator de risco para estas doenças. A ingestão elevada de vitamina B6 está associada com risco reduzido de acometimentos de ordem cardiovascular.

4 - Diminui níveis de colesterol:
Moléculas de curcumina estimulam as células do fígado para eliminarem maior quantidade de colesterol do que fariam naturalmente. 

5- Melhora a função cerebral e diminui o risco da Doença de Alzheimer:
A curcumina interfere positivamente em relação fator neurotrófico - capacidade dos neurônios para se dividir, multiplicar e formar novas ligações. Estudos sugerem que essa ação previne a Doença de Alzheimer e outras síndromes demenciais. Um estudo publicado no Jornal Italiano de Bioquímica em 2003 detalhou o papel da curcumina na indução de um sistema de proteção dos tecidos cerebrais por ser capaz de acionar um potente antioxidante e proteger o cérebro das ações dos radicais livres. 

6- Prevenir ou tratar alguns tipos de câncer:
Em decorrência de sua poderosa função antioxidante a cúrcuma pode interferir bloqueando o crescimento, o desenvolvimento e a propagação do câncer em nível molecular. Um estudo americano realizado em 2007 demonstrou que o tratamento combinado da curcumina com a quimioterapia matou mais células cancerosas que a quimioterapia sozinha. Também foi comprovado que ela ajuda a destruir as células que já sofreram mutação evitando a sua proliferação na forma de metástases. Há evidências que sua ingestão atua especialmente na prevenção do câncer no sistema digestivo.

7- Tratamento de artrite
Pacientes com artrite respondem muito bem à suplementação com curcumina, porque neste caso, os radicais livres são responsáveis pela inflamação das articulações. Em estudo recente sobre artrite reumatóide comparou-se curcumina e fenilbutazona. Constatou-se que os pacientes que receberam curcumina apresentaram melhorias mais significativas em relação à rigidez matinal, capacidade de caminhar e diminuição do inchaço das articulações.

8- Prevenção ao Diabetes:  
Outros estudos indicam que tomar açafrão pela manhã diariamente pode ser essencial para a redução de açúcar no sangue e para reverter a resistência à insulina. A revista Biochemistry and Biophysical Research Communications em 2009 publicou sobre como a cúrcuma pode ajudar a inverter o diabetes. Em comparação com a metformina, droga utilizada para o tratamento da diabetes tipo 2, o açafrão comprovou ser 400 vezes mais potente. 

9- Combate à depressão
O Departamento de Farmacologia do Governo Medical College em Bhavnagar, Gujarat, na Índia, comprovou que o efeito do açafrão randomizado e controlado foi tão eficaz quanto o da fluoxetina (Prozac) no transtorno depressivo maior. Além de combater a depressão o açafrão evita efeitos secundários perigosos, frequentemente encontrados no uso deste antidepressivo.



Sugestões para o uso da cúrcuma:
- Adicioná-la ao ovo cozido da salada para dar-lhe uma cor amarelada mais apetitosa.
- Misturá-la ao arroz integral com passas e castanha de caju.
- Adicioná-la diretamente à couve flor cozida no vapor.
- Em molhos à basa de maionese.
- Em receitas que levem lentilhas. 


Fonte:

http://www.mundoboaforma.com.br/curcuma-o-que-e-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/#PYkmwST2CAvbujYP.99


Colaboração: Luciana Melo Dias
Revisão e geração: Marcia Degani

 

Se você gostou desta publicação, não se esqueça de curtir nossa Fanpage Raízes Grupo de Apoio no Facebook e receba nossas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário