segunda-feira, 24 de outubro de 2016

"EMA, EMA, EMA, CADA UM COM SEUS POBREMA..."



Problema é uma coisa que todo mundo tem, ninguém escapa. Feliz ou infelizmente, só nós mesmos temos a capacidade de resolvê-los e isso demanda tempo e energia. Resolver as coisas requer humildade, inteligência e atitude. Humildade para reconhecer os erros, inteligência para encontrar o melhor caminho e atitude porque não adianta queimar os miolos e traçar estratégias, se não as colocarmos em prática. 

Se todo mundo tem problema pra resolver, então não falta assunto pra pensar e ocupar a própria vida. Mas mesmo assim, há quem decida focar a atenção na vida alheia, por ser uma forma de se distrair e desviar do que é seu e precisa ser resolvido. E tem gente que além de fazer isso, ainda decide implicar conosco. Uma coisa que precisa ficar clara é: esse tipo de atitude não é um problema nosso. Quando dizem que somos assim ou assado, não tendo a menor noção de quem somos e do que estamos passando, está na cara que é pura projeção. Aí cabe bem aquela frase do Bukowsky: "se você tem algum problema comigo, o problema é seu".

Com o passar do tempo, descobrimos a importância de impor limites também em relação à nossa disponibilidade para com os outros. Muitas vezes nos sentimos esgotados por nos dedicar a pessoas que sugam a nossa energia. No fundo, o que a gente quer é receber a atenção delas e acaba se agredindo, indo além do que poderíamos e deveríamos oferecer. O retorno não vem, a gente se cansa e se magoa. Aí sim, o problema é nosso e não adianta depois nos vitimizarmos dizendo que somos tão legais e os outros uns ingratos. A carência e a baixa autoestima fazem com que nos aproximemos de pessoas que não têm nenhum movimento no sentido de se doar. E isso é uma cilada que armamos para nós mesmos, pois insistimos em nos relacionar com elas, mesmo sabendo que daria nisso.

De qualquer forma, é através dos erros que a gente vai tentando acertar: seja por permitimos interferências negativas em nossas vidas, seja na escolha das pessoas que elegemos para conviver ou por tantas outras razões. Caberá sempre a nós zelarmos pelo nosso bem estar e sermos honestos para identificar o que não deu certo. Separar o que é problema nosso e o que é problema do outro ajuda muito na hora de resolver a nossa parte.

Refletir sobre essas questões não significa saber exatamente como lidar com elas. Não existe receita para harmonizar as relações humanas e basta estar vivo para ter problemas. O que dá pra fazer é conversar tentando clarear as ideias. Eu, por aqui, também tenho as minhas dificuldades, nunca fui e nem quis ser exemplo pra ninguém. Escrever é um jeito de pensar no que me atrapalha a vida e assim continuo buscando respostas. Então, só tenho a agradecer a quem gasta seu tempo lendo meus escritos. Eu daqui, vocês daí, "serumaninhos", cada um de um jeito, mas todo mundo tentando resolver os seus "pobrema"...      
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário