sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A importância da atividade física na terceira idade

                                                    
Idosos que se mantêm em movimento têm mais longevidade e vivem com saúde.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, dos 201,5 milhões de habitantes no Brasil, 26,1 milhões são idosos. Essa parcela corresponde a 13% da população. No entanto, a longevidade não chega do nada. É necessário compreender a importância da atividade física e pôr em prática hábitos saudáveis. A  expectativa de vida para os brasileiros é de 74,9 anos. Pode-se chegar lá com uma alimentação equilibrada, cuidados com a saúde e, claro, exercícios físicos.  Com o avanço da idade, o corpo exige mais esforço para realizar atividades cotidianas. Por isso, caminhadas e esportes são capazes de prevenir doenças e deixar o organismo em dia. Conheça a importância da atividade física na terceira idade.

Que exercício fazer na terceira idade?

Em função das alterações orgânicas sofridas pelo corpo na terceira idade, é fundamental que o idoso procure uma avaliação médica antes de começar a prática de exercícios. Conhecer as condições do coração, dos pulmões, da circulação sanguínea e de outras funcionalidades orgânicas garante que a saúde não seja comprometida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda pessoa deveria realizar, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física. Da adolescência à velhice, exercícios de força, cardiorrespiratórios e de flexibilidade são os mais recomendados. Eles permitem que o idoso se mantenha saudável por mais tempo.

A importância da atividade física não é apenas estética. Apesar de deixarem os músculos tonificados e a pele mais bonita, exercícios como caminhada, bicicleta, natação, musculação e alongamento são cruciais para que os idosos consigam dormir bem, fazer uma boa digestão, aprimorar a mobilidade e ter mais disposição no dia a dia.

Qual a importância da atividade física na terceira idade?

Alguns aposentados acreditam que, ao parar de trabalhar, podem também parar com todo esforço físico. Porém, os médicos alertam que essa atitude não ajuda em nada. Pelo contrário: ela pode prejudicar todo o funcionamento corporal. É comum ignorar a importância da atividade física para o organismo, mas ela está diretamente relacionada à qualidade de vida. Conhecidas por serem a maior causa da morte de idosos no mundo, as doenças cardíacas podem ser evitadas com o simples hábito de se exercitar diariamente. O estresse, o sedentarismo e a má alimentação, outros problemas que são mais comuns na terceira idade, também podem ser combatidos com 30 minutos diários de atividade.

Além disso, varrer a casa, descer e subir escadas, cozinhar, arrumar a cama e várias outras atividades domésticas se tornam mais fáceis, quando os idosos compreendem a importância da atividade física. No momento em que se inserem os exercícios na rotina, a mobilidade e a capacidade funcional são aprimoradas. Com a prática de exercícios, os sintomas de doenças são evitados e os benefícios à saúde são sentidos diariamente. Diminuem as probabilidade de disfunções cardiovasculares, a pressão arterial é controlada, a frequência cardíaca se mantem estável e o oxigênio permanece limpo dentro do organismo.



Além disso, são combatidas doenças como osteoporose e diabetes, e problemas de ansiedade e depressão. O idoso também ganha maior autonomia no seu dia a dia e mantém a aptidão física, tornando-se mais independente e menos sedentário. 

Fonte: Vivo Mais Saudável
Foto e edição de imagem: Marcia Degani

Nenhum comentário:

Postar um comentário