sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ARMADILHAS DA VAIDADE



Vaidade é uma palavra que em geral empregamos quando queremos dizer que uma pessoa é demasiadamente preocupada com a sua aparência. Às vezes até a utilizamos como elogio quando nos referimos a alguém que gosta de se apresentar sempre bonito e arrumadinho. Minha avó mesmo dizia: "quem não se enfeita a si se enjeita." Só que pouca gente para pra pensar no significado dessa palavra. Cuidado de si não é vaidade, é autoestima e querer estar bem fisicamente é característica das pessoas saudáveis. Uma coisa é se gostar, outra é ser escrava da própria imagem para agradar aos outros.  

O que é vaidade:

"Vaidade: valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros."

"Vaidade, segundo o dicionário Aurélio, é a qualidade daquilo que é vão (fútil, insignificante, que só existe na fantasia, falso, ilusório e inútil), pode ser também um desejo imoderado de atrair a admiração; presunção."

"Os dicionários dizem ainda que o vaidoso é presunçoso (convencido), orgulho excessivo, arrogância e fútil (sem seriedade)."

"A vaidade consiste em uma estima exagerada de si mesmo, uma afirmação esnobe da própria identidade. Para alguns, a vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa."

Vaidade é uma palavra que se origina de vão, vazio. Em hebraico surgiu para caracterizar aqueles que adoravam os "falsos ídolos". Mas trocando em miúdos, vaidade é a necessidade exagerada de mostrar qualidades para ser aprovado, seja isso em que nível for. Na medida em que uma pessoa amadurece, a vaidade deveria diminuir, porque com a personalidade formada a opinião alheia não tem mais um peso tão grande, a pessoa fez o que tinha que fazer na vida e não precisa mais ficar se autoafirmando o tempo todo. Ela sabe o que tem importância e olha "de cima", não ligando para aquilo que os outros pensam. Então uma pessoa se cuidar e se arrumar não necessariamente quer dizer que seja "vaidosa", ser inteligente e rica também não. A vaidade só acontece quando a motivação é mostrar para os outros. E os hebreus tinham toda a razão: não há nada mais vazio do que viver em função de gente que, na verdade, não está nem aí para nós. 

A vaidade é um atraso de vida sem precedentes. Todo apego à ostentação é vaidade. E é fraqueza também, carência, porque a pessoa para ser respeitada e admirada vive em função de uma ilusão da expectativa alheia, ou seja: ela acha que tem que passar o tempo todo a imagem de linda, rica, inteligente, bem sucedida, cheia de qualidades, amada, capaz, competitiva, competente, etc, etc, etc. Tudo isso é bom demais, mas o problema é buscar essas coisas sem que o foco seja nossa própria felicidade. Quando isso acontece a gente nem percebe que está numa prisão, vivendo em função de valores que muitas vezes podem nem ser os nossos. Mas a vaidade é um vício e dá prazer, não é à toa que foi eleita para integrar o time dos sete pecados capitais. E por falar nisso, ontem fiquei sabendo que a origem da palavra "pecar" é "errar o alvo". A pessoa vaidosa nem aprender aprende, porque abaixar a cabeça para reconhecer que alguém sabe mais do que ela é uma afronta.   

Resumindo e finalizando: todas as qualidades são admiráveis, tudo que uma pessoa batalha na vida para se melhorar é digno de respeito e admiração, pois é uma vitória e o resultado de um esforço. O problema é quando a motivação é focada na aprovação alheia. É importante sermos aprovados também, mas isso não pode se sobrepor aos nossos desejos e valores. O incrível é que, quanto menos a opinião dos outros tem importância para nós, mais respeitados somos. Um paradoxo feliz. E sustento que, quanto mais se vive, mais se chega à conclusão que são apenas algumas pessoas que merecem a nossa satisfação e elas geralmente não estão nem aí se somos cultos, ricos, lindos e bem sucedidos. Para elas a gente não precisa mostrar nada porque elas sabem quem nós somos. E essa galera que a gente quis agradar e impressionar a vida inteira é justamente quem, na hora do sufoco, não vai poder contar. Nada mais vazio do que a vaidade...  



Nenhum comentário:

Postar um comentário