quarta-feira, 8 de março de 2017

Viver com uma pessoa inteligente é inteligente



Viver  ao lado de uma pessoa inteligente requer muita disciplina emocional, pois onde você se enfiou é bem capaz de não sair nunca mais. É um mundo onde o conhecimento é a base de todas as ações e chega um ponto onde não é possível caminhar ao lado se não estiver totalmente conectado e bem disposto a aprender. 

Mesmo os mais sábios sempre procuram estar ao lado de pessoas mais cultas para aprender, pois o sábio sabe que não sabe de tudo. Interessante, né? Por essas e outras que a pessoa inteligente tem poucos amigos. O cérebro de uma pessoa com habilidades intelectuais elevadas funciona de forma diferente. E a sociabilidade está incluída nestas diferenças.

Mas voltando a um relacionamento,  estar com uma pessoa inteligente lhe dá asas. Você pode sempre ser quem realmente é, aliás, não tem como fugir disso, ela não deixa. Esse ser interessante o olha e enxerga até muito mais que você próprio. 

Deu medo? Não precisa ter medo porque ela não morde nem avança,  muito pelo contrário, simplesmente se afasta por não conseguir viver ao lado de um estranho que mente,  se engana e intoxica qualquer ambiente. 

Aprender a ver, segundo Nietzsche é "acostumar os olhos à quietude, à paciência, a aguardar atentamente as coisas; protelar os juízos, aprender a circundar e envolver o caso singular por todos os lados". Com um olhar mais afetivo, encontramos o sentido nas coisas e a razão de ser. Não acredito estarmos aqui para nos afastar uns dos outros.  

Agora, se a conexão for saudável, e sabendo que ela também tem suas limitações, você pode ficar tranquilo com relação aos sentimentos dessa pessoa. O inteligente é leal, é simples de coração, tem afinidade com a realidade e não foge de problemas mesmo com um grau maior de complexidade. 

Esse texto foi escrito e dedicado à minha companheira, que eu admiro por ter grande expressividade, também têm um alto grau de atenção e sensibilidade para entender pontos de vista alheios.  Sabe também que buscar a perfeição que não existe, lhe deixará sempre com a sensação de fracasso e tirará seu ânimo para avançar.  Ah! Ela não pede nunca nada em troca, só um bom e delicioso café da manhã.

Escrito por Daniel de Souza - Editor na Revista Suas Raízes

Nenhum comentário:

Postar um comentário