quinta-feira, 9 de março de 2017

O DIFÍCIL É RECOMEÇAR...



Uma das primeiras condições para que nos sintamos bem para desempenhar todas as atividades da vida é estarmos em harmonia com nosso corpo. Embora a sociedade tenha criado padrões de beleza, cada pessoa possui seus critérios acerca do "corpo ideal" para si mesma. Ter uma boa aparência é muito importante, mas antes de ser belo, o corpo deverá ser funcional. O corpo funcional é aquele que atende a todas as nossas demandas e para isso o necessário é ter  saúde e disposição. 

Quando estamos fora daquela margem de peso que consideramos adequada para nós, nossa vida dá uma boa desandada. A primeira sensação que temos ao engordar é a de cansaço. Imagine-se indo ao supermercado, pegando um saco de 5 kg de arroz e carregando-o para todos os lugares que você for. Pois esse é o peso extra que a gente carrega ao engordarmos 5 kg. Sem contar nas roupas apertadas que nos incomodam e naquelas que perderam o caimento. O desconforto nos deixa mau humorados e o mau humor se estampa em nossa fisionomia afetando o nosso comportamento. 

Não é o outro que determina a aparência que devemos ter e quantos quilos devemos pesar, mas sim nós mesmos. Sabemos como nos sentimos bem. Se este corpo pesa 50, 70 ou 90 kg não importa. O que importa é habitarmos num corpo que aceitamos e que nos proporcione prazer em quaisquer que sejam as atividades que venhamos a desempenhar. 

Diversas situações da vida nos levam ao ganho de peso. Aliás, para a maioria dos organismos engordar ainda representa uma reação de proteção, pois o homem primitivo que tinha uma reserva de gordura estava mais apto a atravessar períodos de escassez alimentar. A questão é que as adversidades do meio ambiente mudaram e hoje tudo o que faz parte de uma rotina estressante pode contribuir para um aumento de peso. É claro que alguns reagem no extremo oposto e emagrecem, pois cada corpo possui a sua própria dinâmica.

Engordei. Tenho no guarda roupas meia dúzia de roupas que me servem e nenhuma calça jeans para vestir. Vou ao shopping e experimento roupas que não são da minha numeração habitual e não consigo me reconhecer nelas. Começo a não fazer mais percursos a pé, evito escadas, recuso opções de lazer que expõem meu corpo e requerem disposição física. Fico insegura em relação ao meu parceiro/namorado/cônjuge, sinto que minha saúde foi afetada. No trabalho promovem uma colega bem mais magra... Ah, mas isso é um absurdo! Só que todo mundo sabe de alguma história que envolve esse tipo de preconceito. E a minha autoestima vai para o pé.
   
Preciso tomar uma providência. Tento fazer dietas com restrição de grupos alimentares pensando num choque metabólico, mas no final de semana não consigo controlar o desejo pelos alimentos que não posso comer. Vou ao médico e ele me receita um remedinho para "controlar" o apetite. Me irrito por quase nada, fico briguenta, agitada, perco o sono e ainda sinto taquicardia. Me matriculo numa academia e sofro para fazer os exercícios, não tenho resistência, meus pés, articulações e coluna doem, além de morrer de raiva por não vestir bem o maiô da hidro e as malhas de ginástica. Marco consulta com um cirurgião bariátrico e ele me diz que minha obesidade não justifica a cirurgia, aí não sei se acho bom ou ruim, pois fui advertida por vários profissionais sobre os riscos desse procedimento. 

Por ter passado por isso diversas vezes, sou bem sincera ao afirmar que já frequentei vários spas. Foi o jeito que arrumei de dar um ponta pé inicial no processo de emagrecimento, pois o difícil mesmo é recomeçar, voltar a praticar atividades físicas, retomar o hábito da alimentação saudável e balanceada, organizar a rotina para evitar o ganho de peso. Mudar não é fácil, principalmente no início, pois a resistência é maior. Tive um professor que dizia que a mente é inteligente, mas o corpo é burro. Concordo e acredito que isso valha para tudo, afinal ele precisa de um tempo para se acostumar a fazer coisas que nunca fez ou perdeu o costume. 

O primeiro spa que frequentei foi há 20 anos e nessa época o tratamento era muito caro. Ainda bem que hoje em dia há diversos perfis de spa. Existem os de luxo, apropriados também para o turismo, cheios de coisas para fazer e tem os mais simples, que se concentram em apresentar resultados de emagrecimento. Ao escolher para qual spa ir é importante ter definido o que se espera desse período que ficaremos lá. É claro que quanto maior for a restrição calórica e mais intensa a prática de atividades físicas, melhor o resultado. Meu objetivo sempre é perder peso. Então prefiro pensar no spa não como turismo e sim como uma preparação. Delícia depois é coroar este empenho numa bela praia, bem disposta, satisfeita por estar vestindo aquele biquíni e retomar a vida mais leve e animada para seguir em frente. 

P.S. Me hospedei neste spa em fevereiro deste ano e obtive excelentes resultados. Recomendo mesmo.

      
PROMOÇÕES A PARTIR DE R$ 150,00. ACESSE O SITE E CONFIRA  https://www.spaestanciagabriela.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário