segunda-feira, 6 de março de 2017

GENTE MADURA QUER É PAZ



Ao atingir determinada idade espera-se que as pessoas tenham ficado maduras, da mesma forma que espera-se dos jovens que também se comportem como adultos após se formarem ou atingirem certa idade. Também gostaríamos de sermos sábios na velhice, mas sabemos que as coisas não funcionam bem assim. Ser adulto, ser maduro e ser sábio estão além da faixa etária: trata-se de conquistas e construções.

Não é por ter 40 ou 50 anos que, necessariamente, uma pessoa amadureceu. Essa questão é um pouco mais subjetiva. É justamente isso que me despertou a reflexão: quem é e o que quer uma pessoa madura? Não posso sair por aí definindo critérios que determinem a chegada da maturidade, mas posso pensar sobre características que observo nas pessoas que se comportam de forma amadurecida.

A vida é meio que nem um vídeo game: a gente tem que pastar um pouco pra mudar de fase. Então, quem não vive também não aprende e consequentemente não amadurece. O percurso de vida é o que nos ensina, querendo ou não, aprendemos através das experiências. Não colocando a questão etária em jogo e muito menos me utilizando como referência, pois tenho 45 anos e acho que ainda não sou plenamente amadurecida, andei observando algumas pessoas. E cheguei à conclusão que gente madura, em primeiro lugar, deseja ter é paz. Eles viveram o suficiente para entender que a própria energia é seu bem maior e não querem se desgastar com coisas que não valem a pena. Ultimamente tenho achado que quando uma pessoa passa a prezar pela própria paz acima de tudo, é porque efetivamente ela amadureceu.

Exemplos:
Saúde; sabe que é muito difícil ficar em paz quando se está doente.
Aparência; entende que é fundamental se aceitar e estar bem consigo mesma sem ter que se agredir por causa disso.
Dinheiro; não se permite escravizar pelo dinheiro, mas sabe da importância que ele tem para viver bem e suprir as suas necessidades. 
Consumo; ela não dá mais tanta bola para marcas e modas. Quer qualidade, conforto, sabe o que precisa e gosta. Pessoas maduras em geral não ficam comprando um monte de coisas desnecessárias. 
Relacionamentos; de que natureza for: amorosa, profissional, amizades e familiares. Que não sejam desgastantes nem conflituosos, pelo amor de Deus.  
    
Essa lista é infinita e circula sempre em torno do bem viver, que resume-se na busca de sentir-se em paz. As pessoas maduras que eu conheço dispensam situações que causam dor de cabeça, sabem que elas vão existir e buscam evitar os aborrecimentos desnecessários. Gente madura também não depende de tanta adrenalina para que suas vidas tenham graça. 

Aí a gente se vê mais sossegado, não tendo mais o interesse por um monte de coisas que tínhamos quando éramos jovens, sem querer comprar tantas coisas que adoraríamos ter na juventude, sem tolerar determinados ambientes, curtindo nossa rotina e o conforto da nossa casinha, sem a menor vontade de ficar se apaixonando ou tendo aventuras e pensa: será que estou deprimido? Tem alguma coisa errada comigo? Não estou me reconhecendo! Isso pode ser um sintoma sim: sintoma de maturidade... 


  
APROVEITE A TARIFA ESPECIAL (R$ 150,00 a diária) PARA MAIORES DE 50 ANOS NO SPA ESTÂNCIA GABRIELA E CUIDE DE SEU BEM MAIOR: SUA SAÚDE. ACESSE O SITE E CONFIRA AS PROMOÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário