sábado, 10 de junho de 2017

MEDICAÇÃO: O QUE PERGUNTAR AO MÉDICO?


Muitas vezes, por não termos o hábito ou até por nos sentirmos intimidados, nos esquecemos de perguntar ao médico informações sobre os medicamentos que nos são prescritos. É importante lembrar que efeitos colaterais ocorrem, que medicamentos também podem causar danos ao organismo, que medicações dependem de adaptação e que durante os tratamentos medicamentos podem ser readequados ou substituídos. Para que os tratamentos surtam o efeito desejado é importante nos informarmos sobre o que nos está sendo administrado, até para que possamos dar o feedback adequado ao médico. 

No caso de crianças e idosos a atenção deverá ser redobrada, ainda mais por estarem sob nossa responsabilidade e por necessitarem que sejamos seus porta vozes. Algumas questões simples são facilmente elucidadas pelos especialistas e podem fazer muita diferença. O que, então, não devemos nos esquecer de perguntar ao médico em relação aos medicamentos?

- Para que serve este medicamento?

- Como ele atua no organismo?

- Quais são seus efeitos colaterais?

- A que devo estar atento?

- Pode ser tomado juntamente com outros tipos de medicação?

- Qual é o horário e a quantidade? 

- Como devo proceder no caso de atraso ou esquecimento?

- Deve ser tomado exclusivamente com água ou pode ser tomado com outro líquido?

- Quando posso esperar ver melhoras?

- Algum alimento ou bebida deve ser evitado?

- Pode ser esmagado para facilitar a ingestão ou deve ser ingerido inteiro?

- Até quando tomar?

- A receita prevê o tempo de tratamento ou deve-se retornar à consulta?

Quanto mais bem informados estivermos, mais seguros e confiantes estaremos do tratamento, do processo de recuperação e melhor a assistência que poderemos oferecer àqueles que dependem de nós e necessitam do nosso auxílio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário