sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TRABALHOS MANUAIS FAZEM BEM AO CÉREBRO


Seu terapeuta ou de alguém que você conhece indicou atividades manuais para rotina? Ficou confuso e achou que era “besteira”? Veja aqui porque as atividades manuais têm relação com terapias!! =) Toda atividade realizada com interesse, que gere na pessoa satisfação, prazer, trazem bem-estar. No entanto, isso é muito subjetivo, o que é prazeroso para mim, pode não ser para você e etc. Cada um deve procurar o que para si é prazeroso. Mas uma coisa é fato, manter-se concentrado em uma atividade prazerosa ajuda a relaxar. Sem compromisso de horário, prazo, sem excesso de estímulos e fatores estressantes isso por si e só tornam as atividades manuais relaxantes e um alívio para as “tensões” cotidianas.

As atividades manuais são um conjunto de tarefas com um produto final. Do ponto de vista de exigência cognitiva (habilidades mentais), é necessário que a pessoa se mantenha atenta, concentrada, exige planejamento de ações e um constante monitoramento do que está sendo feito para manter as ações certas e evitar, corrigir falhas. Perceba que o planejamento começa desde o momento de decidir o que será feito: a idealização do será feito exige uma organização para obter ou encontrar os materiais, escolher ou tornar o ambiente adequado para este fim. Ex. Para fazer um sapato de tricô para meu filho, neto, precisarei da linha, da agulha, de um modelo. Precisarei de um lugar para ficar sentada confortavelmente e um ambiente iluminado. Ir às compras, organizar-se para essa tarefa já exige uma série de funções mentais. Falando assim, pode até parecer mais um monte de tarefas a serem resolvidas, mas nas atividades manuais tudo isso é feito de uma forma fluída,  pois contempla o prazer da tarefa. Além do mais, as atividades manuais são valiosos recursos para criatividade, autoestima e até socialização, afinal você pode fazer com alguém, você pode fazer para alguém e isso gerará encontros, momentos prazerosos em grupo. Não é à toa que muitas atividades manuais são prescritas como valiosos auxiliares para organização e manutenção de uma rotina saudável e estimulante para idosos e adultos em processo de terapia, reabilitação. 

Nestes contextos, além de tudo citado anteriormente, os aspectos motores de coordenação fina, força, manutenção e treino da postura de pinça (quando polegar e indicador se encostam para pegar ou manter um objeto pequeno na mão) podem ser trabalhados e treinados. Enfim, do cotidiano saudável à prática terapêutica, atividades manuais são excelentes ferramentas para a saúde e bem estar.
Quanto à “posologia” não existe regra. Desde que não se torne uma atividade estressante, pode ser para qualquer um que se identifique, tenha condições de realizar e interesse, do contrário se torna estressante!

Fonte:http://www.reab.me/por-que-terapeutas-indicam-atividades-manuais-entenda-os-motivos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário